segunda-feira, 9 de agosto de 2010

THE SWORD WITH NO NAME

Nome: The Sword With No Name

Diretor: Kim Yong-gyoon
Roteiro: Lee Sook-yeon
Elenco: Jo Seung-woo , Soo-ae , Cheon Ho-jin
Ano: 2009 
Duração: 124 minutos
Data Estréia: 24.09.2009
Idioma: Coreano  
País: Coréia do Sul
Gênero: Épico/Ação/Drama
Sinopse:
Na dinastia Joseon, caçador de recompensas torna-se o guarda-costas da rainha que ele ama secretamente.







Trailer:



Quando vamos assistir a um filme épico, quais são as coisas que mais esperamos encontrar? Heroísmo? Guerras? Batalhas? Politicagem? Amor impossível?

 A resposta poderia ser uma das opções ou todas elas. E em qual delas "The Sword with no Name" se encontra?


O filme tem a história básica do gênero. Carinha humilde, porém porradeiro, se encontra com moça da realeza e os dois acabam por se apaixonar perdidamente. Mas como nem tudo é um mar de rosas, Ja Yeong está prometida para se casar com o rei, assim frustrando os planos do personagem principal, Mu Myeong.

Não conseguindo esquecê-la, Mu Myeong entra para a guarda palacial, com a esperança de se reencontrar com a agora rainha, Ja Yeong. Com alguns meses de trabalho, eles finalmente se reencontram. Encontro esse que nenhum dos dois imaginaria que mudaria a história para sempre.

No final do século 19, a Coréia estava começando a abrir suas portas para o ocidente. Mas membros mais tradicionalistas do palácio eram contra essas mudanças. Causando assim, disputas políticas internas.
Para piorar a situação, quem não estava gostando da "internacionalização" coreana eram os japoneses. Causando assim, disputas políticas externas.

As motivações podiam ser diferentes, mas a solução encontrada por eles foi a mesma. Matar a rainha para enviar uma mensagem ao rei.

Em meio a todo esse emaranhado de problemas, estavam os nossos dois pombinhos e seu amor truncado e não declarado. O quão longe um habilidoso espadachim iria para proteger sua amada rainha? E até onde uma rainha suportaria por sua nação?

Com esse tanto de coisa para acontecer, o filme tinha tudo para decolar. Mas por que não decolou?

A resposta é muito simples. Ele não se decidiu se era um filme épico de ação ou se era um romance épico. Fica o tempo inteiro no quase isso, quase aquilo e no final não é uma coisa nem outra.
Quando é para pancadaria começar, ele tanta nos emocionar. Quando é para nos emocionar, ele tenta ir para pancadaria. 

The sword with no name quis tanto ser tudo, que até nas cenas de ação ele tentou ser mais do que devia. Com efeitos especiais forçadíssimos, que mais pareciam um video game do que um filme, acabavam por distraír e constranger os olhos mais atentos.

 Às vezes, o mais é menos e o menos é mais, meu caro Kim Yong-gyoon.



Pelo menos os atores fizeram um bom trabalho, algo que torna a experiência um pouco menos dolorosa.


 

7 comentários:

  1. como baixar este filme.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh senti que você não gostou muito né...
    Esse eu já baixei mas não vi ainda, ouvi falar tão bem dele, agora fiquei na dúvida...

    ResponderExcluir
  3. Não se impressione. Assista e tire suas próprias conclusões. Nem sempre a crítica, seja ela de quem for é sinônimo de bom ou ruim, uma vez que é uma opinião pessoal. Já assisti muito filme com crítica ruim que considerei excelentes e situação inversa, também. Assisti e gostei. Não concordo com a presente crítica, apesar de respeitá-la.

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Aliás, só eu que não gostei desse filme, ja que sempre via falarem bem dele antes de eu assistir hehehe

    ResponderExcluir
  5. Bom Pablo, então somos dois, porque eu também não gostei do filme. Esses épicos são um gênero perigoso para cineastas inexperientes... eles sempre acabam perdendo a mão e o filme não decola.

    ResponderExcluir
  6. Pois é levei um tombo quando comecei a legendar esse filme, mas a vida é assim mesmo umas vezes a gente acerta outra vezes a gente erra né? Filmes coreanos é uma aposta, em geral ficamos felizes quando todo mundo morre, é claro no final mas quando durante o filme a gente quer matar todo mundo então o negócio tá feio. Obrigadão hem gente, vou terminar meu épico.

    ResponderExcluir