sexta-feira, 1 de abril de 2011

WELCOME TO DONGMAKGOL

Nome: Welcome To Dongmakgol

Diretor:  Park Kwang-hyeon
Roteiro: Park Kwang-hyeon, Jang Jin
Elenco: Jeong Jae-yeong, Sin Ha-gyoon, Kang Hye-jeong
Ano: 2005
Duração: 133 minutos
Idioma: Coreano
País: Coréia do Sul
Gênero: Drama/Guerra
Sinopse:
Guerra da Coréia, 1950. Após uma batalha, soldados de ambos os lados acabam se encontrando em Dongmakgol, um vilarejo que não sabe que está acontecendo uma guerra!







Trailer:



A guerra é inevitável?

Todo mundo já está careca de saber como e quem se enfrentou na guerra das coréias. O sul contra o norte.
Desde jovens, os sulistas e os nortenses são doutrinados para odiar um ao outro, por motivos sempre duvidosos. Eles se odeiam, mas não sabem exatamente por que. 

Esse consumo do ódio, misturado com a apologia a exterminação do oposto horizontal da península, desenvolve seres-humanos que só sabem fazer uma coisa, matar uns aos outros. Nutre-se o ódio e subtrai-se o sentimento de amor ao próximo.

Alheio a tudo isso está o vilarejo Dongmakgol, seja bem vindo. Um local pacato e isolado do resto do país. Ele está, literalmente, fora dos mapas

Mas o que um vilarejo desses, pesteado de moradores com costumes e personalidades estranhas, chegando por várias vezes ao nível do bizarro, poderia fazer com as vidas de cinco soldados perdidos do norte e do sul? À primeira vista, nada. Como era de se esperar, eles se enfrentam. Mas a falta de noção, mesmo diante do perigo, dos moradores, pouco a pouco começa a tocar o coração desses amargurados militares, que não sabem por que estão ali e porque estão guerreando uns contra os outros. Demonstrado claramente quando os senhores locais perguntam quem que invadiu a Coréia, os japoneses ou os chineses? Eles não sabem muito bem como explicar, que, na verdade, a batalha é entre eles.

Chuva de pipoca causada por uma granada. Exatamente.

Após uma granada explodir com os mantimentos do vilarejo, os soldados, que já estavam sendo conquistados pelo carinho dos moradores, decidem permanecer e trabalhar até que tudo voltasse como era antes. É nesse momento que as barreiras impostas pela guerra começam a desmoronar.
Entre cooperação em uma luta contra um selvagem javali, até um jogo de bola improvisada. Uma amizade impossível começava a surgir junto com uma paixão genuína por Dongmakgol.

Mas uma guerra ainda estava acontecendo no "mundo real". E mais cedo ou mais tarde eles teriam que se envolver novamente na batalha. Entretanto, dessa vez, a luta seria por um motivo que todos sabiam e compreendiam completamente. A guerra para preservar o local intocado pelas impurezas dos homens do mundo lá de fora.



Definitivamente, um filme obrigatório para aqueles que desejam ter esperança que os homens podem sim mudar, apenas precisam de uma oportunidade. E Welcome to Dongmakgol se oferece de braços abertos e sem preconceitos e demonizações contra o inimigo.  
 
Não existem bandeiras para esse incomum vilarejo. Todos são bem vindos.

Um comentário:

  1. Assisti a esse filme esses dias e gostei muito! É interessante ver a inocência das pessoas da vila e a influência que eles acabam exercendo sobre os soldados que estão na cidade.

    ResponderExcluir