sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MORE THAN BLUE

Nome: More Than Blue

Diretor: Won Tae-yeon
Roteiro: Won Tae-yeon
Elenco: Kwon Sang-Woo, Lee Bo-yeong, Lee Beom-soo
Ano: 2009 
Duração: 105 minutos
Idioma: Coreano
País: Coréia do Sul
Gênero: Drama/Romance
Sinopse:
Kay, um produtor de rádio que é apaixonado por Cream, uma compositora, foi informado que só tem poucos meses de vida. Como ele sabe que o maior medo de Cream é que ela fique sozinha, ele guarda este segredo e toma uma árdua decisão de tentar convencê-la a casar com um homem bom e saudável, Joo-hwan. Mesmo tendo o seu coração partido quando ela declara estar apaixonada por esse homem, Kay nunca demonstra o seu verdadeiro amor, nem se põe como obstáculo na vida dela.




Trailer:




Quem não chorar com esse filme, boa pessoa não é.


Veja bem, um filme que se apresenta com um pôster depressivo desses só podia significar uma coisa, um cisco entrará nos olhos das pessoas. E não serão poucos!!!!


Temos um homem e uma mulher vivendo na mesma casa. Eles comem juntos, trabalham juntos e sabem o que o outro está sentindo, só de olhar nos olhos. Resumindo, sabem tudo um do outro.

São um casal? Não. Por quê?

Apesar de se amarem, Kay nunca tomou a "ofensiva" para transformação a relação em algo mais do que amizade. Ele esconde um segredo de Cream. Ele está em estado terminal devido a um câncer.

Temendo que ela fique sozinha no mundo, ela é muito dependente de outras pessoas, Kay arma um plano para após a sua morte. Ele irá arranjar um marido para o amor de sua vida. Isso tudo sem ela saber, é claro. Mas o que é pior? Ter data para morrer ou entregar a sua amada nos braços de outro?

E é nessas situações que o filme brilhantemente lida. O sofrimento calado de Kay é tocante, mesmo que ele faça de tudo para não expressar sua dor e angústia com todas suas forças que restam.
Na frente de Cream, ele mantém a aura doce e amigável de sempre, já pelas suas costas ele "murcha". Seus últimos esforços em nosso mundo é o de alegrar e ajeitar a vida de Cream. Ele não tem tempo para pensar no que ele poderia ou preferiria fazer. A vida dele é ela, mas estando com sua vida em estado terminal, o que sobraria para ele cumprir?




Um filme extremamente dramático e romântico, beirando a poesia. Cenas memoráveis, como quando Kay finalmente explode em emoções, após passar a história toda com aquele nó na garganta. Essa cena dele caminhando na rua e se derramando em lágrimas, enquanto o mundo inteiro congela ao fundo, como se estivesse dizendo "Vai meu filho, tu pode finalmente botar tudo para fora, não tem ninguém olhando", é mais poderosa que uma espada perfurando um oponente. O mundo congelou para Kay poder chorar.

É muita tristeza e ao mesmo tempo bonito para ser colocado em humildes palavras. É muito visual. É muito real. É muito necessário assistir. Mas aconselho a ver sozinho e que não tenha risco de aparecer ninguém no meio da choradeira.

O que é amor? More Than Blue responde.

Um comentário:

  1. Pois é, se quisermos chorar, more than Blue é uma boa escolha. Recomendo outros do mesmo género como A Moment to Remember ou The Classic. Aliás a Coreia do Sul tem óptimos filmes deste géneros, que fará um par de corações a se derreterem.

    ResponderExcluir