terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ONCE UPON A TIME IN SEOUL

Nome: Once Upon a Time in Seoul

Diretor: Bae Hyeong-joon
Roteiro: Han Ji-hoon, Kim Sang-don
Elenco: Lee Wan, Song Chang-ee, Park Grina
Ano: 2008
Duração: 98 minutos
Idioma: Coreano
País: Coréia do Sul
Gênero: Drama/Guerra
Sinopse:
Em 1953 a guerra na Coréia havia terminado. Tae-ho e Jong-doo têm 18 anos e vivem em uma espécie de acampamento para garotos órfãos, onde todos sofrem, passam fome, são maltratados e vivem sob condições de vida e trabalho desumanas.
Com o sonho de um amanhã melhor, eles decidem roubar suplementos do exército americano.



Trailer:





Essa é a história de dois jovens que não tinham ninguém além de um ao outro durante a dura realidade em que viviam.


É fato óbvio e notório que toda e qualquer guerra só traz destruição e desgraça para a vida das pessoas transformando e virando de cabeça para baixo o dia a dia do cidadão comum.

Mas e depois que a guerra termina? O que acontece com a população que vivia em meio ao campo de batalha? Como elas sobreviviam em meio ao caos social?

Once upon a time in seoul nos mostra um pouco sobre a dura vida e a incansável luta pela sobrevivência em uma terra devastada pela guerra entre as duas coréias.



O filme tem dois órfãos como personagens principais dispostos a fazer de tudo para mudar a realidade em que vivem e conseguirem mudar de uma vida desrespeitada e sofrida para uma em que sintam orgulho, eles são Tae-ho e Jong-doo.

Apesar de estarem na mesma situação, eles são bastante diferentes um do outro. Tae-ho é o cabeça da dupla, sempre traçando planos e estratégias do próximo golpe que armarão. Já Jong-doo é cabeça quente e não foge de uma briga. Com essas principais e básicas características que uma boa dupla de "malandros" deve sempre ter, eles não medem esforços nem se intimidam com quem ou como irão passar a perna, incluindo aí o exército americano e a máfia local.

Com um plano de trabalhar como uma espécie de camelô para os mafiosos locais, os dois passam a vender os produtos de contrabando. Só que sempre aplicando golpes e desviando a mercadoria com o objetivo de lucrar mais e poder juntar uma certa quantia em dinheiro para começar seus próprios negócios em outra cidade. Mas enganar a bandidagem nunca dá certo, não é? Uma hora eles vão descobrir e só continuará de pé aquele que tiver mais força de vontade em fazer aquilo que for necessário.


Once upon a time in seoul entrega aquilo que promete. Um drama de pós-guerra sob os olhos de jovens aparentemente sem futuro algum e que estão largados as margens da sociedade. Quando a barriga ronca e você não possui dinheiro para comprar comida é que nos tornamos aquilo que realmente somos. O seu eu primitivo floresce e nada nem ninguém vai ficar no seu caminho da sobrevivência. É sobre esse aspecto que o filme se desenrola e nos mostra uma dura crítica sobre as guerras e o que acontece com as inocentes pessoas que viveram e continuam vivendo sobre o fogo cruzado, mesmo após o fim da guerra.

Um dedo apontado na cara e uma mão na consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário