sexta-feira, 17 de setembro de 2010

71: INTO THE FIRE

Nome: 71: Into the Fire

Diretor: Lee Jae-han
Roteiro: Lee Jae-han, Lee Man-hee, Kim Dong-woo
Elenco: Kwon Sang-woo, Cha Seung-Won, Choi Seung-hyeon
Ano: 2010
Duração: 120 minutos
Idioma: Coreano  
País: Coréia do Sul
Gênero: Ação/Guerra
Sinopse:
Baseado na história real de 71 soldados estudantes que lutaram uma guerra impossível contra um experiente exercito norte-coreano durante a guerra da Coréia, que eclodiu em 1950.






Trailer:





Está aí um dos filmes que eu mais esperava e estava ansioso para assistir nesse ano de 2010. Um filme de guerra desde "The Brotherhood of War". Se em 2004, um filmaço de guerra já havia sido feito, nada mais normal do que aguardar uma nova e maior obra sendo apresentada 6 anos depois. Uma pena que tudo não passou de um sonho, que a realidade sempre faz questão de nos desiludir. 

Ai ai, o que dizer sobre 71: Into the fire, então? 

O filme já começa em modo acelerado e pegando fogo, quando já caímos no meio de uma batalha que está acontecendo. Ficamos seguindo os passos de um jovem soldado, que faz apenas uma coisa: Se borrar de medo, enquanto seus companheiros de farda vão sendo mortos um a um. O miserável não é capaz de dar nem um tirinho. Como estão sendo surrados, a tática sul-coreana é recuar. 

É aí que o esquema começa de verdade. Eles param na Escola de Pohang, um posto que seria o próximo alvo de ataques norte-coreanos, já que ocupava um lugar de forte cunho estratégico para eles.
Porém, ao mesmo tempo que isso ocorria, uma mais importante e sangrenta batalha acontecia nas linhas de frente de Nakdong River, local que, caso houvesse derrota, seria praticamente o fim da guerra. Então todos soldados de verdade estavam indo para lá, sobrando assim um monte de estudantes sem treinamento para proteger a escola dos avanços do inimigo.

Para visualizar o quão ferrados eles estavam, o covardão, de que falei anteriormente, seria nomeado líder da garotada recém chegada. Estudantes aliás, bem alienados com a guerra que ocorria. Ta certo que líder não era respeitável nem nada, mas eles chegavam ao cúmulo de ficar de cantoria e dancinhas no meio da noite.
Falando do pessoalzinho sem respeito, tinha o trio barra-pesada. Liderados pelo infrator juvenil, que estava sendo transferido para "Febem" antes de estourar a guerra, eles que sempre botavam gasolina na fogueira, enfrentando a todo momento as ordens de comando.

Sem reforços imediatos, sem treinamento e sem perspectivas animadoras, resta apenas aguentar o tranco e rezar por um milagre.

Balaço na piazada.


71: Into the fire é uma obra visual espetacular. Nisso eles se puxaram. Batalhas sensacionais, sangue, tiros, desespero e alguns chatíssimos e desnecessários slow-motions. Interessante é a câmera sempre terrena, nos passando a sensação de estarmos ali mesmo, no meio da muvuca e da sangueira.

Agora, quanto ao roteiro... Xiiiiii.

Mas que oportunidade de ouro perdida. Uma história real dessas, com 71 estudantes na merda, e os caras não me potencializam um desenvolvimento maior de personagem? Passamos 2 horas de filme sem se importar com ninguém. Devem ter achado que só o estilo e explosões seriam o suficiente para agradar. Não é possível. Ainda tentam dar um migué com uns flashbacks ínfimos do bundão lá.

Já entrando no mérito das atuações...

O tal covardão que tanto falei é "interpretado" por um carinha que nem ator de verdade é. Um cantor chamado Choi Seung-hyeon, que só deve ter sido chamado pelo apelo com o público feminino. Ê carinha ruim de cena, putz. Parece um boneco de pano tentando atuar. Desagradabilíssimo. Já tinha visto ele na série "Iris", onde ele manda outra atuação de doer no rim. Tem é que abandonar a "carreira" de ator e ficar na musica mesmo, porque lá tem gente que gosta do que você faz.

Tem também o líder badboy interpretado pelo Kwon Sang-woo. Decepcionante também, muito exagerado nas caras e bocas. Toda hora tentando parecer o bonzão e o descoladão que não ta nem aí para nada. Muito triste ver ele nessa situação, após grandes atuações em filmes como "Once Upon A Time In Highschool" e "More Than Blue".

Já Cha Seung-Won, que faz o comandante norte-coreano, salva o espetáculo. Como de praxe, uma atuação soberba e no ponto exato do que era necessário. Único ponto positivo dessa triste experiência.

Finalizando...

71: Into the fire é uma obra grandiosa e muito bela de se ver, cinematograficamente falando. Mas quando necessita de profundidade na história, desenvolvimento dos personagens, nem que seja para odiarmos eles, o filme fracassa miseravelmente. Quem sabe se tivesse um protagonista carismático e que soubesse o que estava fazendo, o filme não se salvaria? Nunca saberemos, infelizmente.



Realizando o sonho de muitos. Explodir a escola.

15 comentários:

  1. Eu até que gostei do filme, foi melhor do que eu esperava.

    ResponderExcluir
  2. O "bundão", na história tinha apenas 17 anos e estava pertubado de ser apenas um estudante no meio de uma guerra,com um ouvido surdo e sem experiência nenhuma, e ainda sendo nomeado um capitão. Esses fatores deveriam contar na sua avaliação, porque ele tinha vida e se sensibilizava com a dor e toda aquela situação. O que muda no decorrer da história, se tornando um homem forte e protetor de seu país.

    ResponderExcluir
  3. Não se compara ao "Irmandade da Guerra" (The Brotherhood of War) que é muito superior, mas "71 into the fire" possui méritos e está acima de muita produção hollywoodiana que vemos por aí.

    ResponderExcluir
  4. é um ótimo filme:)
    adorei todas as partes do cantor T.O.P hehe

    ótimo blog

    ResponderExcluir
  5. T.O.P mt lindoo , ameii o filme chorei ate no final um otimo filme :D

    ResponderExcluir
  6. Achei muito critica a avaliação do blog, o filme nao eh tao ruim assim como citado, sem contar que em filmes enlatados americanos sempre temos que torcer para o bonitao, mas eu gostei do filme e me emocionou tb. Vale a penas ver pra quem ja esta cansado de MIB 1, 2 e 3, Os mercenarios e por ai a fora

    ResponderExcluir
  7. Cara, lendo isso... eu ri pracaramba~ O filme não é ruim, e não tem como focar na vida de 71 ESTUDANTES/SOLDADOS. A avaliação desse post foi uma merda, desculpe-me dizer. Não quero ofender ninguém, mas... Fica impossível depois de ler isso. O "bundão" de quem você fala, faz MUITA diferença nesse filme, assim como o "líder badboy". T.O.P (Choi Seunghyun) é sim famoso em termos musicas e no público feminino, mas ele se encaixa perfeitamente nesse papel. E ele tem experiência com filmes. Como eu disse antes, é baseado na história de 71 soldados e estudantes, lutando para proteger a Coréia do Sul. O filme é excelente, e como eu disse antes: IMPOSSÍVEL DESCREVER A HISTÓRIA DE 71 SOLDADOS. E é como disseram: o "bundão" disso aí estava pertubado por ter apenas 17 anos no meio da guerra, sem experiência e ser nomeado o capitão, mas ao decorrer da história ele muda bastante. Pense bem antes de criticar, certo? me desculpe por ter falado isso, mas eu concordo com o povo que não gostou da avaliação.

    ResponderExcluir
  8. tipo, não é querendo arrumar briga nem por eu ser fã do TOP mas precisa falar que eele "parece um boneco de pano para atuar" ???

    ResponderExcluir
  9. tipo, não é querendo arrumar briga nem por eu ser fã do TOP mas precisa falar que eele "parece um boneco de pano para atuar" ???

    ResponderExcluir
  10. Mas que bela bosta essa sua crítica, achei esse filme muito mais realista que Irmandade da Guerra, por exemplo e muito mais sincero também, aquele apelou pro dramalhão desnecessariamente em alguns momentos.

    Esse aqui é mais cru e realista, afinal, como você acha que um adolescente ESTUDANTE, pela primeira vez se deparando com os horrores da guerra no campo de batalha reagiria?
    E ainda mais quando lhe é concedida a missão de simplesmente ser a última resistência para salvar o país. Pense nisso, um guri com 17 anos ainda em formação militar comandando um grupo com formados por outros 70 guris, SEM EXPERIÊNCIA NENHUMA de combate, muitos deles como você falou, alienados da guerra (sim, alienados sim, ou você acha que a informação naquela época, ainda mais em algumas comunidades rurais é como nos dias de hoje? tanto é que o gordinho nem sabia o que é era uma granada).

    Pra finalizar, gostei das atuações, inclusive do tal carinha que é cantor (quando vi o filme nem sabia disso).

    ResponderExcluir
  11. Mas o que é que você pensa estar fazendo? Críticas não são construídas pelo seu gosto de merda. Se você não gosta pelo menos faça o favor de respeitar.
    Choi Seung-HYUN -caso você não saiba é assim que se escreve-, é um ótimo ator. Aquele "soldado de merda" era o papel que deram pra ele. "Apelo com o publico feminino" vai ser minha mão na sua cara e esse post de bostinha em todos os fã-clubes. E ele não é cantor e sim rapper, tem diferença e muita. "Boneco de pano"?! Por favor, você queria ser um boneco de panos daquele e não ter essa cara monga.
    "Doer no rim", engraçado vai ser isso que você vai dizer quando eu tiver metendo o chute nisso que você chama de abdômen, pançudo, horrivel, sem gosto, filhote de cruz credo, cabrito do demonio é isso que eu penso quando penso nessa sua cara.
    Faça o favor de morrer e sumir desse planeta, atue melhor que ele pra depois vir me falar algo.
    Beijinho no ombro, uma Topgun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. '-' gente que violencia..jsdhjksdasnd ok, tem que ficar revoltada mesmo u.u (Choi Seung Hyun recentemente recebeu o prêmio de “Melhor Ator Estreante”, por seu papel no filme “Into the Fire”, no Baeksang Awards retirado:http://bigbangbrazil.com.br/archives/4535 )... então antes de falar que ele é um péssimo ator, por favor, assiste o filme direito e entenda a história. Adorei o filme e concordo com todos os revoltados pela sua critica. :)

      Excluir
  12. Critica realmente ridicula, você tem treze anos e quer dar uma de critico renomado? Não falo isso por não concordar com você (Eu realmente não concordo), mas isso está literalmente SEM FUNDAMENTO.

    ResponderExcluir
  13. Você escolheu o filme errado para evidenciar a sua imbecilidade com uma possível crítica ao cinema. Este Filme é um dos mais leais a esta realidade. Nem se compara a muitos do gênero com atores renomados.

    ResponderExcluir
  14. AFF só sabe criticar. Adorei atuação do TOP nesse filme, e sei que poderia ser bem dificil de atuar tentando demonstrar imagens mais realista. e a unni Milka Custodio está certa "Você escolheu o filme errado para evidenciar a sua imbecilidade com uma possível crítica ao cinema. Este Filme é um dos mais leais a esta realidade. Nem se compara a muitos do gênero com atores renomados".

    ResponderExcluir